Ações dos EUA sobem com resultados corporativos

Ganhos ajudaram uma retomada do S&P 500 após sua maior queda semanal desde 2012

Nova York – As bolsas norte-americanas fecharam em alta nesta segunda-feira, impulsionadas por resultados da Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, e ganhos na maior parte dos setores, que ajudaram uma retomada do S&P 500 após sua maior queda semanal desde 2012.

A Berkshire Hathaway , de Warren Buffett, deu ao S&P 500 seu maior impulso, ajudando a interromper uma sequência de dois dias de queda e adicionando 0,8 ponto percentual ao ganho do índice de referência.

A companhia disse na sexta-feira que seu lucro no segundo trimestre subiu 41 por cento, o que ajudou a elevar suas ações classe B em 3,1 por cento, fechando em 129,72 dólares.

Apesar de uma ampla venda de ações na semana passada, investidores ainda estão otimistas com os mercados, disse Adam Hewison, presidente da INO.com em Annapolis, Maryland.

“Se você olhar para o cenário de turbulência ao redor do mundo, com Ucrânia, Israel ou Palestina, não houve muito movimento de queda nos mercados. A última semana de julho foi ruim, mas acredito que acabou, e provavelmente os mercados de ações vão continuar a subir”, disse Hewison.

Os ganhos foram parcialmente ofuscados pelo índice do setor de serviços públicos do S&P, que fechou o dia em queda de 0,59 por cento. Foi o pior desempenho dos dez setores do S&P.

O Dow Jones industrial average subiu 0,46 por cento, para 16.569 pontos. O S&P 500 avançou 0,72 por cento, para 1.938 pontos. O Nasdaq Composite ganhou 0,72 por cento, para fechar em 4.383 pontos.

Apesar do avanço desta segunda-feira, o Dow continua em território negativo no ano. O índice das blue-chips fechou o pregão desta segunda-feira apenas 7,38 pontos abaixo de seu fechamento de 31 de dezembro, perto de 16.576, que foi recorde na ocasião.

As ações da Tekmira Pharmaceuticals caíram na Nasdaq em um dia de altos e baixos para o índice focado em tecnologia.

A Tekmira é vista como possível fornecedora de tratamento para o surto do vírus Ebola na África, mas a CNN informou que um remédio da companhia privada Mapp Biopharmaceutical ajudou ao menos dois pacientes.

As ações da Tekmira chegaram a subir 18,3 por cento no Nasdaq, mas fecharam em queda de 7 por cento, a 13,26 dólares.

Mais de 9,8 milhões de ações negociadas, no dia com mais movimento de seus papéis em sua história.

As ações das redes sociais tiveram bom desempenho, com o índice Global X Social tendo alta de 1,6 por cento.

Os papéis da Groupon subiram 8,7 por cento, para 7,02 dólares. As ações do Facebook avançaram 1,6 por cento, para 73,51 dólares.

Para as próximas semanas, o mercado de ações deve ficar tranquilo com o período de resultados chegando ao fim e os operadores saindo de férias.