Acidente em mina de carvão deixa 20 mortos, diz deputado

Pelo menos 20 mineradores morreram em um acidente em uma mina de carvão no oeste da Turquia, disse um deputado

Ancara – Pelo menos 20 mineradores morreram nesta terça-feira em um acidente em uma mina de carvão no oeste da Turquia, disse um deputado do partido AKP, enquanto o governador regional cifrou inicialmente o número de vítimas fatais em três.

Estima-se que entre 200 e 300 pessoas tenham ficado presas a dois quilômetros da saída da mina, explicou à imprensa Mehmet Bahattin Atçi, delegado do governo em Soma, o onde aconteceu o acidente.

O deputado do Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP), Muzaffer Yurttas, afirmou a uma televisão local que havia 20 mortos.

“A situação está muito ruim. Pelo menos cem de nossos companheiros estão dentro da mina. O incidente foi causado pela explosão de um transformador elétrico; começou um incêndio e a mina desabou”, detalhou Nurettin Akçul, um dirigente local do sindicato mineiro, que falou em cinco mortos.

As equipes de resgate começaram a bombear ar fresco para o interior da mina, e especialistas partiram de Ancara para investigar o acidente, assim como um helicóptero ambulância.

O ministro da Energia, Taner Yildiz, anunciou que irá a Soma para acompanhar os trabalhos de resgate, e advertiu que ainda é cedo para dizer o número correto de vítimas.