A maior fábrica; Bitcoin recorde…

A maior fábrica abre as portas

A montadora de carros elétricos Tesla começou a produzir hoje as primeiras baterias de sua fábrica de Reno, no deserto de Nevada, que será a maior fábrica do planeta quando operar a plena capacidade, em 2018. A fábrica vai consumir investimentos de 5 bilhões de dólares e terá 540.000 metros quadras de área construída – cerca de um terço foi entregue. Mais de 3.000 pessoas já estão trabalhando, e outras 4.000 serão empregadas ao longo do ano. Conhecida como Gigafactory, a unidade vai dobrar a capacidade mundial de produção de baterias de íon-lítio e dar suporte à produção do Model 3, o carro popular da Tesla apresentado no ano passado.

Israel dividido

A justiça israelense condenou nesta quarta-feira um soldado que atirou e matou um agressor palestino ferido e desarmado que havia esfaqueado um outro soldado. O caso está causando comoção em Israel por ser uma das poucas vezes em que a justiça se manifesta contra o militar. A ação do soldado Elor Azaria, de 20 anos, foi gravada e gerou críticas de comandantes das Forças Armadas e manifestações favoráveis de militantes da extrema direita. Dezenas deles foram ao julgamento, em Tel Aviv, e líderes direitistas pedem que o presidente de Israel, Reuven Rivlin, perdoe Azaria. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou no Facebook que apoia o perdão ao soldado. Azaria pode pegar até 20 anos de prisão.

Trump e os hackers

Donald Trump, o presidente eleito dos Estados Unidos, voltou a criticar a acusação da CIA, a agência americana de inteligência, de que a Rússia está por trás de ataques de hackers contra o partido democrata. Trump afirmou, no Twitter, que Julian Assange, o fundador do site WikiLeaks, responsável pelo vazamento, havia afirmado que qualquer jovem de 14 anos poderia ter hackeado alvos democratas. “A fonte dos ataques não é o governo russo”, disse Assange nesta terça-feira.

Fim do ObamaCare?

O fim do programa de saúde pública ObamaCare começou a ser traçado nesta quarta-feira no congresso americano. A discussão começou no Senado, com os republicanos deixando mais claro do que nunca que sua intenção é repelir a legislação. O vice-presidente eleito Mike Pence afirmou no Congresso, ao lado do presidente da Câmara, Paul Ryan, que acabar com o ObamaCare é “a primeira tarefa da nova administração”. Por 51 votos a 48, o Senado decidiu por uma resolução no orçamento que irá abrir o caminho para acabar com a legislação. É esperado que o destino seja o mesmo quando a votação for à Câmara, na semana que vem. O presidente Barack Obama pediu que democratas lutem para manter a lei.

O recorde do bitcoin

A moeda virtual bitcoin atingiu nesta quarta-feira a mais alta cotação histórica, segundo a agência Bloomberg: um único bitcoin chegou a valer 1.140,64 dólares, ante a marca de 1.137 alcançada em novembro de 2013. Em reais, o valor é 3.904,25, segundo o site de auditoria Bitvalor. A alta é explicada principalmente (adivinhe) pela China – um grupo crescente de chineses está usando a moeda para driblar o controle do governo sobre a entrada e saída de dinheiro do país.

100 feridos em NY

Pelo menos cem pessoas ficaram feridas num acidente de trem no Brooklyn, em Nova York, na manhã desta quarta-feira. O acidente ocorreu na estação de Atlantic e afetou uma unidade vinda de Long Island. Segundo testemunhas, o trem entrou na estação em alta velocidade e se chocou com os amortecedores após descarrilar. A maioria ficou ferida levemente.