À espera de sentença, Breivik prepara sua autobiografia

O ultradireitista promete incluir no livro mais informações sobre os atentados que executou na Noruega

Copenhague – O extremista Anders Behring Breivik, autor dos atentados de julho de 2011 na Noruega, nos quais morreram 77 pessoas, está preparando sua autobiografia na prisão, revelou nesta quarta-feira um de seus advogados.

‘Ele diz que está trabalhando com uma autobiografia. Nela incluirá mais informações sobre o caso’, declarou Tord Jordet, um dos advogados auxiliares que defendem Breivik, ao jornal norueguês ‘VG’ Tord Jordet.

No livro, Breivik falará sobre células terroristas que o autor do massacre assegura existirem na Noruega e sobre sua viagem para Londres e Libéria para se encontrar com membros da rede Cavaleiros Templários, que ele assegura fazer parte, mas que a promotoria diz ser invenção sua.

A autobiografia incluirá também detalhes dos preparativos do duplo atentado e de sua ideologia, temas sobre os quais ele já tinha anunciado anteriormente que escreveria enquanto estivesse preso.

O tribunal de Oslo deverá decidir nesta sexta-feira se considera Breivik penalmente responsável e o condena a prisão, ou se ele padece de algum transtorno mental e deve ser internado em alguma instituição psiquiátrica, como pede a promotoria.

A audiência durará seis horas, mais ao contrário do habitual, começará pela conclusão e depois continuará enumerando as premissas da decisão.

Breivik preparou dois comentários em função do resultado da sentença, segundo revelou hoje ao jornal local ‘Aftenposten’ seu principal advogado.

O fundamentalista cristão e ultradireitista norueguês reiterou em várias ocasiões que se for declarado não responsável penalmente recorrerá da decisão.