9 de cada 10 franceses não querem reeleição de Hollande

87% dos franceses não querem que François Hollande tente se reeleger presidente em 2017

Paris – Quase nove de cada dez franceses (87%) não querem que o presidente da França, François Hollande, tente se reeleger em 2017, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela revista “Paris Match”.

A pesquisa, realizada entre os duas 11 e 15 de setembro, detalha que o atual chefe do Estado aparece na última posição de uma lista liderada pelo ex-ministro das Relações Exteriores conservador Alain Juppé, cuja candidatura é desejada por 44% dos cidadãos.

A líder da ultradireitista Frente Nacional (FN), Marine le Pen, está no segundo posto (38%), na frente do primeiro-ministro, Manuel Valls, do centrista François Bayrou e do ex-presidente Nicolas Sarkozy, todos eles com uma porcentagem de 36%.

Juppé se situa igualmente como favorito para representar a União por um Movimento Popular (UMP) nas eleições presidenciais, seguido por Sarkozy (27%), pelo ex-primeiro-ministro François Fillon (15%) e pelo ex-ministro de Agricultura, Bruno Le Maire (13%).

Sarkozy monopoliza o sinal verde, por outro lado, entre os que se dizem de direita, com uma porcentagem de 47%, contra 26% de Juppé.

Das previsões se conclui também que apenas 45% dos indagados acredita que Hollande acabará se apresentando como candidato em 2017, frente a porcentagens que se elevam a 90% no caso de Le Pen e a 83% no de Sarkozy.