XP Investimentos se une a Interfloat para liderar varejo de ações no Brasil

Com o acordo, as companhias irão abocanhar 25% de participação de mercado, tornando-se a maior corretora de home broker do Brasil

São Paulo – A XP Investimentos anunciou a incorporação da Interfloat, corretora líder no segmento de investidores pessoa física com perfil profissional. O objetivo é criar a maior corretora de home broker do mercado brasileiro, atingindo uma participação de mercado de 25%, além de se tornar uma das maiores no ranking geral da BM&FBovespa.

Com o acordo, o market share da XP Investimentos será superior a soma das 4 corretoras mais bem colocadas na BM&FBovespa. O volume transacionado será superior a 10 bilhões de reais por mês apenas no segmento de varejo.

“Juntas, as corretoras se complementarão e se tornarão ainda mais fortes, uma vez que as sinergias obtidas por operarem em uma só plataforma são enormes”, avalia Guilherme Benchimol, diretor-geral da XP Investimentos.

Em comunicado, a XP informa que irá incorporar o setor de atendimento aos investidores da Interfloat, criando um departamento específico para atender a esse público. A área será capitaneada por Roberto Lombardi, fundador da Interfloat. “A nossa ideia, com essa união, é ampliar e expandir para outras cidades do Brasil a estrutura de atendimento a esses investidores qualificados, acelerando o crescimento deste modelo vencedor”, afirma o executivo.

O projeto ainda prevê a incorporação pela XP do projeto educacional de formação de investidores oferecido pela Interfloat que, por sua vez, possui atualmente 500 clientes. A expectativa agora é de que o número de investidores matriculados triplique até o final de 2011.

A união das duas corretoras também prevê a distribuição de plataformas para ampliar a atuação de investidores em “home offices”. “A nossa proposta é oferecer a ferramenta mais ágil e confiável do mercado, independente do local onde o cliente esteja”, disse Lombardi.

O acordo ocorre após a XP ter concluído na última semana uma parceria com a Leandro&Stormer, empresa focada na formação de investidores profissionais. “Percebemos que o mercado brasileiro está amadurecendo e a tendência é que, assim como nos demais mercados desenvolvidos, a atividade atraia cada vez mais interessados”, acredita Benchimol.