Wall Street sobe; PIB fraco traz esperança sobre juros

Às 13:08 (horário de Brasília), o índice Dow Jones subia 1,21 por cento, a 16.264 pontos, enquanto o S&P 500 ganhava 1,07 por cento, a 1.914 pontos

Os índices acionários dos Estados Unidos subiam nesta sexta-feira após os dados do Produto Interno Bruto (PIB) alimentarem expectativas de que o Federal Reserve, banco central do país, seja mais lento ao elevar os juros no futuro.

Às 13:08 (horário de Brasília), o índice Dow Jones subia 1,21 por cento, a 16.264 pontos, enquanto o S&P 500 ganhava 1,07 por cento, a 1.914 pontos.

O índice de tecnologia Nasdaq avançava 1,12 por cento, a 4.557 pontos O PIB norte-americano cresceu 0,7 por cento no quarto trimestre, abaixo das expectativas de 0,8 por cento, com o dólar forte e a demanda global fraca prejudicando as exportações.

Intervenções por bancos centrais se tornaram a chave para apoiar os mercados turbulentos, agitados com a desaceleração do crescimento econômico global. O banco central do Japão cortou a taxa de juros abaixo de zero nesta sexta-feira para impulsionar sua economia vacilante.

Embora o Fed não tenha descartado outro aumento dos juros em março, a turbulência atual pode forçar o banco central a esperar até junho.

No front corporativo, o papel da Amazon despencava cerca de 9 por cento após o lucro trimestral da companhia cair bem abaixo das expectativas.

Já a ação da Xerox subia mais de 5 por cento após anunciar um acordo com Carl Icahn para dividir a companhia em duas.