Wall Street sobe; paralisação continua pelo quarto dia

Muitos investidores temem que o impasse orçamentário continuará até os legisladores de Washington chegarem a um acordo

Nova York – As ações norte-americanas operavam em alta nesta sexta-feira, após uma semana de perdas devido as incertezas em torno da paralisação parcial do governo dos Estados Unidos.

Às 13h02 (horário de Brasília), o indicador Dow Jones subia 0,28 por cento, a 15.038 pontos, enquanto que o S&P 500 tinha valorização de 0,39 por cento, a 1.685 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq tinha ganhos de 0,62 por cento, a 3.797 pontos.

O S&P 500 caiu em 9 das 12 últimas sessões, mas vários índices subiam nesta sexta-feira, impulsionados pelo setor insumos e pelo setor de saúde.

Muitos investidores temem que o impasse orçamentário continuará até os legisladores de Washington chegarem a um acordo para elevar o teto da dívida e evitar um calote.

A confiança dos investidores melhorou na quinta-feira após jornais informarem que o presidente da Câmara dos Deputados, John Boehner, disse aos seus colegas de partido que irá se esforçar para evitar um default da dívida dos Estados Unidos.

“Agora, há uma espécie de prazo. Quando nós começamos a olhar (para a paralisação), parecia que ela poderia continuar por semanas”, afirmou o vice-presidente e diretor de portfolio da Christiana Trust, Thomas Nyheim. “Mas isso não acontecerá, se a conferência do Partido Republicano indicar que ele irá resolver isso antes de atingirmos o teto da dívida”.