Wall Street renova recorde por esperanças com Ucrânia

Indicadores sobre a atividade industrial também continuam a mostrar fortalecimento

Nova York – As ações dos Estados Unidos subiam nesta quarta-feira, com o índice Standard & Poor’s 500 tocando uma nova máxima histórica devido ao otimismo de que uma solução poderia ser alcançada entre a Ucrânia e a Rússia, enquanto os indicadores sobre a atividade industrial continuam a mostrar fortalecimento.

Às 12h38 (horário de Brasília), o índice Dow Jones avançava 0,18 por cento, para 17.098 pontos. O índice Standard & Poor’s 500 tinha valorização de 0,01 por cento, para 2.002 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caía 0,4 por cento, para 4.580 pontos.

A Ucrânia disse que seu presidente acertou com o russo Vladimir Putin medidas na direção de um “regime de cessar-fogo” para o conflito de Kiev com rebeldes pró-Rússia, mas o Kremlin negou qualquer acordo, alimentando a confusão na véspera de uma cúpula da Otan.

Mais tarde, Putin disse que suas posições e as do presidente ucraniano, Petro Poroshenko, estão “muito próximas” de encontrar uma solução política para o conflito no leste da Ucrânia e que um acordo entre Kiev e os rebeldes pode ser firmado até sexta-feira.

Números continuaram a indicar melhora na economia dos EUA. O número de novos pedidos de bens manufaturados subiram 10,5 por cento em julho, ritmo recorde. Além disso, o dado de junho foi revisado para mostrar alta de 1,5 por cento, em vez dos 1,1 por cento anteriormente divulgados.

“Temos um mercado que tem sido capaz de se concentrar em fundamentos e, em certo nível, colocar de lado parte das preocupações geopolíticas”, disse o estrategista-chefe de mercados do Wunderlich Securities, Art Hogan.

“Agora que algumas dessas preocupações geopolíticas podem estar diminuindo, um foco maior nos fundamentos pode ser construtivo”, acrescentou.