Wall Street opera em queda por realização de lucros

Movimento é de investidores embolsando os lucros acumulados na semana

Nova York – As ações dos Estados Unidos operavam em leve queda nesta sexta-feira, deixando para trás os ganhos vistos mais cedo, num movimento de investidores embolsando os lucros acumulados na semana.

Às 12h47 (horário de Brasília), o indicador Dow Jones perdia 0,12 por cento, a 16.538 pontos, enquanto o S&P 500 tinha desvalorização de 0,01 por cento, a 1.883 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq tinha variação positiva de 0,12 por cento, a 4.132 pontos.

Mais cedo, os índices operavam em alta após relatório de emprego do país sugerir forte recuperação na atividade econômica no início do segundo trimestre.

“O mercado atingiu um pico de valorização. E, neste ponto, precisamos de resultados de empresas mais fortes para fazer o mercado avançar mais ainda. As notícias econômicas não são suficientes neste ponto”, afirmou o presidente da empresa de investimento LibertyView Capital Management, Rick Meckler.

Até agora nesta temporada, 75 por cento, ou 374 empresas, do S&P 500 já divulgaram seus resultados. Do total, 68,2 por cento superaram as estimativas de analistas, 9,9 por cento ficaram dentro da expectativa e 21,9 por cento abaixo, de acordo com dados calculados pela Thomson Reuters.

A criação de postos de trabalho nos EUA em abril aumentou no ritmo mais rápido em mais de dois anos e a taxa de desemprego caiu para 6,3 por cento, o menor valor em cinco anos e meio, sugerindo forte recuperação da atividade econômica.

O Departamento do Trabalho atribuiu o desempenho à queda no número de desempregados que voltaram ao mercado de trabalho, além de menor número de pessoas que entraram na força de trabalho.

Apesar da queda neste pregão, todos os três índices acumulam alta de cerca de 1 por cento na semana.