Wall Street caminha para 3º dia de ganhos

Série de dados econômicos apontavam para melhores condições econômicas

Nova York – As ações dos Estados Unidos subiam nesta quinta-feira, deixando os papéis a caminho do terceiro dia consecutivo de ganhos, uma vez que uma série de dados econômicos apontavam para melhores condições econômicas.

Às 12h07 (horário de Brasília), o indicador Dow Jones subia 0,02 por cento, a 14.933 pontos, enquanto o S&P 500 tinha valorização de 0,12 por cento, a 1.655 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq tinha ganhos de 0,15 por cento, a 3.654 pontos.

Os ganhos, no entanto, eram limitados, com muitos investidores relutantes em fazer grandes apostas devido à expectativa pelo relatório de emprego dos EUA na sexta-feira, e com a perspectiva de um ataque liderado pelo Ocidente contra a Síria ainda incerta.

Embora os dados fossem positivos, eles não foram suficientes para alterar as especulações dos investidores sobre quando o Federal Reserve, banco central norte-americano, pode começar a afrouxar suas políticas monetárias expansionistas, que alimentaram os ganhos do mercado acionário em 2013.

“As ações estão presas agora, e não haverá convicção para compradores ou vendedores até que tenhamos mais clareza”, afirmou o sócio-diretor da LandColt Capital, Todd Schoenberger.

O Relatório Nacional de Emprego da ADP mostrou que o setor privado dos Estados Unidos abriu 176 mil postos de trabalho em agosto, quase igualando as expectativas de um aumento de 180 mil empregos, enquanto os pedidos semanais de auxílio-desemprego caíram mais que o esperado para 323 mil, dado ajustado sazonalmente.

Separadamente, a leitura do Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) para o setor de serviços dos EUA subiu mais que o esperado em agosto, enquanto as encomendas à indústria ficaram abaixo que se esperava.