Wall St opera em forte alta após dados de emprego

A taxa de desemprego caiu de 5,5 por cento para 5,4 por cento, o menor nível desde maio de 2008

Os principais índices acionários dos Estados Unidos tinham forte alta nesta sexta-feira após dados mostrarem que o crescimento do emprego naquele país teve uma recuperação e a taxa de desemprego caiu no mês passado, sinais de uma retomada na economia que poderia manter o Federal Reserve na trajetória de elevar a taxa de juros este ano.

Às 11h40 (horário de Brasília), o índice Dow Jones subia 1,43 por cento, a 18.180 pontos, enquanto o S&P 500 avançava 1,21 por cento, a 2.113 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq operava em alta de 1,17 por cento, a 5.003 pontos.

Foi registrada a criação de 223 mil postos de trabalho, pouco abaixo das 224 mil vagas esperadas por economistas consultados pela Reuters.

A taxa de desemprego caiu de 5,5 por cento para 5,4 por cento, o menor nível desde maio de 2008, apesar de um aumento no número de pessoas entrando no mercado de trabalho.

“Acredito que isso é exatamente o que o mercado estava buscando. É um número nem tão forte, nem tão fraco”, disse o presidente-executivo da Sarhan Capital, Adam Sarhan.

“Em relação ao próximo passo do Fed, aparentemente junho está definitivamente descartado e olhando para setembro, provavelmente será quando vai acontecer”, disse o vice-presidente de investimentos do Wells Fargo Private Bank, Erik Davidson.