Wall St cai por preocupação com crescimento após forte rali

Preocupações acerca do crescimento global levavam investidores a embolsar lucros após o forte avanço da sessão anterior

Nova York – As ações dos Estados Unidos recuavam nesta quinta-feira, com preocupações acerca do crescimento global levando investidores a embolsar lucros após o forte avanço da sessão anterior.

Às 11h38 (horário de Brasília), o índice Dow Jones recuava 0,82 por cento, para 16.854 pontos. O índice Standard & Poor’s 500 tinha desvalorização de 0,81 por cento, para 1.952 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caía 0,81 por cento, para 4.432 pontos.

Embora o noticiário doméstico –incluindo dados sobre auxílio-desemprego e balanços de empresas– seja encorajador, investidores davam continuidade à tendência recente de se guiar pelo exterior.

As exportações alemãs caíram 5,8 por cento em agosto, maior queda desde janeiro de 2009. O número foi o mais recente sinal, após leituras pessimistas sobre produção industrial e encomendas à indústria, de que a maior economia da Europa está enfrentando dificuldades em meio à ampla fraqueza na zona do euro.

Separadamente, dados mostraram nesta semana que o crescimento do setor de serviços da China enfraqueceu levemente em setembro.

“Agora, uma das principais preocupações dos investidores é o que está acontecendo na economia internacional, que tem complicado gravemente a perspectiva para a economia global”, disse o diretor administrativo do Economic Outlook Group, Bernard Baumohl.

A temporada de resultados do terceiro trimestre começou forte, com os papéis da PepsiCo Inc avançando após seu resultado superar as expectativas.