Vitória de Trump em 2020 beneficiaria mercado, diz vencedor do Nobel

Robert Shiller destacou que as políticas adotadas pelo presidente americano ressoariam em Wall Street por mais quatro anos

São Paulo – A possível vitória de Donald Trump nas eleições americanas em 2020 beneficiaria o mercado financeiro e atrasaria a recessão americana. A afirmação foi feita por Robert Shiller, vencedor do Nobel de Economia e professor da Universidade de Yale.

Em entrevista à rede americana CNBC, Shiller destacou que as políticas “pró-business” adotadas pelo presidente americano ressoariam em Wall Street por mais quatro anos. “Trump é um modelo de vida extravagante e grandes gastos. Todas essas coisas estão impulsionando o mercado de ações. ”

Robert Shiller também comentou sobre a troca de comando no Federal Reserve (FED). Para Shiller, quando Jerome Powell deixar à presidência do banco central americano é possível que Trump indique alguém que ele possa controlar e que adote medidas que estimulem ainda mais a economia americana.

Desde quando ganhou as eleições americanas, em novembro de 2016, o DOW Jones e o S&P 500 acumulam valorização de 44% e 35%, respectivamente. Ao longo do caminho houve duas quedas bem expressivas nas bolsas americanas, em fevereiro de 2018 e dezembro de 2018. Mas Shiller ressalta que os rebotes subsequentes foram encorajadores – pelo menos até certo ponto.

“É uma questão de como as pessoas olham para a correção recente. Há outra narrativa que diz que essas coisas são precursoras de um evento maior.”