Vídeo brasileiro sobre o mercado financeiro bomba no YouTube

"Coisas que o mercado fala" traz cenas do cotidiano vividas por investidores

São Paulo – É comum que profissionais dos mais distintos setores transfiram para o seu cotidiano expressões e jargões utilizados em seu dia a dia no escritório. É essa a fórmula usada em um vídeo brasileiro que tem bombado no YouTube e que traz cenas do cotidiano vividas por investidores do mercado financeiro.

“Coisas que o mercado fala” é protagonizado por profissionais da XP Investimentos e foi rodado em apenas um dia em Porto Alegre, sede da corretora. Apesar de idealizado por um dos seus diretores, o filme não teve patrocínio da empresa e foi custeado pelos próprios idealizadores. A produção ficou por conta do Estúdio Guava, também da capital gaúcha.

Ideia

A XP tem forte atuação na educação financeira, mas desta vez optou por uma divulgação ao estilo viral e evitou o modelo já muito batido baeado em palestras em vídeo para o público investidor. Segundo Tito Gusmão, sócio e responsável pela área de Mercados Futuros da XP, a ideia foi chamar a atenção para o mercado financeiro de uma maneira diferente.

O fluxo na bolsa diminuiu bastante nos últimos 2 a 3 anos por conta da crise e queremos com o vídeo reacender essa chama para o mercado financeiro. Optamos por deixar a marca de fora até para que outras corretoras possam utilizá-lo, afirma Gusmão, que escreveu o roteiro e também participou como ator na produção.

Ele explica que não foi muito fácil transformar os operadores e analistas em atores. O pessoal começou tímido. O produtor, então, mostrou as cenas gravadas ao longo do dia para nós e logo depois todo mundo começou a agir como um ator e a gostar da experiência. Estamos doidos para bater 100 mil acessos e fazer um segundo, diz. O vídeo, divulgado na quarta-feira, estava com 11 mil visualizações na sexta-feira.

Confira abaixo Coisas que o mercado fala”.

Essa não foi a primeira tentativa de trazer um pouco mais de humor para os tradicionais vídeos sisudos sobre o mercado. Vale a pena acompanhar Boi Hollywood, outra iniciativa da XP, e as suas indicações de mercado futuro: