Small cap sobe 6% na bolsa após comprar empresa dinamarquesa

A empresa anunciou ontem a compra da fabricante dinamarquesa de SIM Cards Fundamenture por 90 milhões de dólares

São Paulo – As ações ordinárias da Valid registravam ganhos de mais de 6% no pregão desta quinta-feira. Os papéis eram cotados a na casa dos 49 reais.

A empresa anunciou ontem a  compra da fabricante dinamarquesa de SIM Cards Fundamenture por 90 milhões de dólares. O negócio será feito por meio de sua subsidiária Valid Espanha.

Segundo a Valid, a Fundamenture tem 6,5% do mercado mundial de SIM Cards, com 300 milhões de cartões vendidos por ano. Com a compra, a Valid passa da décima terceira para a quinta posição no ranking mundial de fornecedores de SIM Cards.

A Fundamenture, que desenvolve tecnologia para smart card bancário, atua em 35 países na Ásia, África e Oriente Médio. A empresa teve receita líquida de 71,7 milhões de dólares e Ebitda de 10 milhões de dólares em 2014.

Recomendação

Para o analista Alexandre Spada, do Itaú Unibanco, o anúncio é positivo para a Valid, pois aumentará sua presença em regiões pouco exploradas e com potencial de crescimento, além de ampliar o próprio portfolio de serviços.

Com base na atual taxa de câmbio, o analista estima que o valor total da aquisição será de 340 milhões de reais, o que deixaria a Valid com uma dívida líquida de 830 milhões de reais (contra 490 milhões de reais no 2° tri).

Spada acredita ainda a companhia irá manter sua política de dividendos, mesmo com a aquisição, com distribuição mínima de 50% do seu lucro líquido recorrente.

“No entanto, a aquisição da Fundamenture pode levar o pagamento de dividendos para este nível mínimo por algum tempo”, diz o relatório.

Por fim, o analista acrescenta que a recomendação para o papel segue em outperform (desempenho acima da média do mercado) com preço justo de 50 reais.