Vale melhora, Petrobras sobe mais e Bovespa cai só 0,18%

Petrobras, que superou 3% de ganhos, foi o principal destaque positivo do dia, enquanto Vale teve um pregão de recuperação. OGX também fechou com ganho, de 0,84%

São Paulo – As ações da Vale (VALE3) devolveram as perdas de quase 2% registradas no pior momento do dia e ajudaram na melhora do Ibovespa, que acabou fechando bem longe da mínima da sessão nesta quinta-feira. Petrobras(PETR3), que superou 3% de ganhos, foi o principal destaque positivo do dia, enquanto Vale teve um pregão de recuperação.

OGX, que oscilou entre altas e baixas, também firmou-se no azul e ajudou a amenizar o sinal negativo do índice que, mais uma vez, fechou na contramão de Nova York.

O Ibovespa caiu 0,18%, aos 57.281,02 pontos. Na mínima, registrou 56.722 pontos (-1,16%) e, na máxima, atingiu 57.850 pontos (+0,81%). No mês, acumula perda de 0,25% e, no ano, de 6,02%. O giro financeiro totalizou R$ 7,759 bilhões. Os dados são preliminares.

A ata da última reunião do Copom, hoje, poderia ter algum efeito para amenizar o desempenho do índice, já que ela foi mais suave do que gostaria o mercado e deu a entender que o aumento da Selic pode não vir no encontro de abril. E, se vier, pode ser menor do que o esperado. Vale lembrar que alta dos juros penaliza a renda variável a favor da renda fixa.

Mas não foi o que aconteceu. Seu impacto ficou limitado aos bancos. Itaú Unibanco PN perdeu 1,52%, Bradesco PN, 0,30%, Santander Unit, 0,13%. BB ON acabou virando para cima e fechou com ganho de 0,38%.

Vale, que atingiu quase 2% de perdas na mínima do dia, foi melhorando ao longo da sessão com a evolução dos ganhos das bolsas norte-americanas – Dow Jones e S&P subiram 0,5% e Nasdaq terminou na máxima da sessão. Vale ON teve alta de 0,40% e Vale PNA terminou com evolução de 0,81%.

Petrobras ON avançou 3,14% e a PN, 3,30%, ainda repercutindo notícia veiculada ontem informando que o governo estaria estudando a concessão de um aumento para a gasolina, provavelmente no segundo semestre.

OGX também fechou com ganho, de 0,84%. O desempenho foi ajudado pela declaração de comercialidade de alguns poços, informada ontem pela empresa.