Vale lidera alta do Ibovespa com empréstimo à Samarco

A mineradora informou que pretende disponibilizar à Samarco linhas de crédito de até 115 milhões de dólares

São Paulo – As ações da Vale ganharam força na tarde desta sexta-feira e lideravam a alta do Ibovespa. Os papéis ordinários chegaram a subir 3,70% e os preferenciais 2,91%.

A mineradora informou ontem à noite (24) que pretende disponibilizar à Samarco linhas de crédito de até 115 milhões de dólares para apoiar as operações de sua controlada no primeiro semestre de 2017.

Segundo o comunicado enviado ao mercado, os fundos serão liberados à medida que forem necessários, sujeitos ao cumprimento de determinadas condições pela Samarco. Da mesma forma, a BHP Billiton Brasil pretende tornar disponível para Samarco linhas de crédito de curto prazo em termos e condições similares ao acima mencionado.

A Vale informou ainda que dado o fluxo de caixa da Samarco, “é provável que os acionistas sejam chamados a cumprir as obrigações do acordo assinado em 2 de março de 2016 para restauração do meio ambiente e das comunidades afetadas”.

A Vale espera contribuir com cerca de 118 milhões de dólares no primeiro semestre de 2017. O valor será descontado da provisão de 3,7 bilhões de reais feita neste ano.