Tudo o que você precisa saber antes de o mercado abrir

Medida Provisória para intervenção na Oi já está pronta, e deve permitir atuação do governo por três anos

São Paulo – Leia as principais notícias desta sexta-feira (31) para começar o dia bem informado:

As quentes do dia

Medida Provisória vai autorizar intervenção na Oi por até três anos. Segundo o Valor Econômico, o texto da medida já está pronto e deve ser publicado nos próximos dias. A minuta permite uma intervenção por um ano, prorrogável só uma vez por até dois anos.

Eike Batista negocia delação com procuradores. Preso em Bangu, o empresário teria começado a negociar acordo com o MPF para tentar se livrar da prisão.

Temer estuda enviar MP ao congresso para proteger trabalhadores de terceirização. A ideia é enviar a medida no mesmo dia em que a proposta de terceirização atual for sancionada, com vetos parciais. O governo quer evitar críticas sobre retirada de direitos dos trabalhadores.

Política e mundo

Aécio pede cautela no PSDB quanto a candidatura de Doria. O presidente nacional do partido se pronunciou sobre a euforia com a presença do prefeito na corrida ao Planalto em 2018 afirmando: “O que digo a quem me pergunta é que, numa hora dessas, cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”.

Ministro do TSE aguardará relator para decidir pedido de vista. O julgamento sobre abuso de poder pela chapa Dilma-Temer foi marcado para começar na manhã da próxima terça-feira, 4.

CMN reduz juros de financiamentos do BNDES para 7% ao ano. O conselho tomou a decisão em reunião extraordinária ontem (30), uma vez que o encontro mensal do colegiado seria só hoje (31). A queda da TJLP foi possível por causa da redução da taxa Selic, juros básicos da economia.

Governo reduz taxa de juros de empréstimos consignados. Com as mudanças, a equipe econômica do governo estima que serão cobrados R$ 3,7 bilhões a menos nas operações de crédito esse ano.

Venezuela tem enxurrada de críticas por “ruptura constitucional”. Na quarta, o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) assumiu as funções do Parlamento, decisão qualificada por sua ampla maioria opositora como “um golpe de Estado”. Entenda os cinco pontos-chave da crise venezuelana.

Enquanto você desligou…

Volkswagen dará férias coletivas a funcionários de Taubaté. A medida vale para cerca de 3,6 mil trabalhadores, de um total de 4 mil – somente os empregados das áreas da fábrica que não podem parar, como manutenção, seguirão com as atividades.

Eldorado adia balanço auditado de 2016, receita cai 10%. A companhia informou na quinta-feira que a receita líquida de 2016 somou 2,908 bilhões de reais, uma queda de cerca de 10 por cento sobre o faturamento de 3,237 bilhões de 2015.

Uber faz acordo com órgão regulador após multa de US$11,4 mi. A comissão multou o Uber em abril do ano passado após concluir que a empresa forneceu 122.998 viagens na Pensilvânia entre fevereiro e agosto de 2014 sem ter autorização prévia e por obstruir uma investigação do Estado sobre suas operações.

Agenda do dia

Nesta sexta-feira, o Pnad divulga a taxa de desemprego nacional de fevereiro e o Banco Central, o IBC-Br. O Reino Unido mostra seu PIB do 4º trimestre. Nos Estados Unidos, saem os gastos pessoais e renda pessoal de fevereiro. Também sai o sentimento do consumidor de março medido pela Universidade de Michigan.