Tóquio cai 0,7% com declarações do governo sobre usina

Tóquio – A Bolsa de Tóquio fechou em queda, uma vez que declarações do governo sobre a possibilidade de perdão de empréstimos para a concessionária em dificuldades Tokyo Electric Power (Tepco) martelaram as ações dos bancos, encobrindo os balanços positivos divulgados pela Nissan e pela Nikon. O índice Nikkei 225 teve queda de 67,88 pontos, ou 0,7%, e fechou aos 9.648,77 pontos.

Depois de abrir em alta com os sólidos resultados que companhias importantes apresentaram após o fechamento do dia anterior, o mercado mergulhou na sessão da tarde. O desempenho morno das bolsas asiáticas e a queda dos preços do petróleo afetaram as ações ligadas ao setor petrolíferas.

O principal movimento de vendas foi deflagrado pelas declarações do secretário-chefe do Gabinete de Governo, Yukio Edano, sobre o destino da Tepco – em particular, que a opinião pública não aceitaria o apoio financeiro do governo à empresa a menos que os bancos perdoassem alguns dos termos dos contratos de empréstimos concedidos antes do terremoto. As informações são da Dow Jones