Telefônica vende ações de tesouraria para diminuir prejuízo

O pacote representava 1,979% do capital total da empresa e rendeu à empresa um total de 975 milhões de euros (10,80 euros por papel)

O grupo espanhol Telefônica, controlador da Telefônica/Vivo no Brasil, anunciou nesta terça-feira, 26, a conclusão das vendas de suas ações de tesouraria, parte de seu programa de redução de passivos.

O pacote representava 1,979% do capital total da empresa e rendeu à empresa um total de 975 milhões de euros (10,80 euros por papel). De acordo com a companhia, isso representou um aumento de 31 milhões de euros em seu patrimônio líquido (equity).

A Telefônica diz que a decisão de colocar de volta no mercado essas ações que estavam em tesouraria foi fruto do interesse de investidores nas últimas semanas com o desempenho das operações da empresa no segundo semestre do ano passado.

Mas a intenção da espanhola é bem clara: diminuir as perdas, reduzindo o prejuízo líquido para menos de 47 bilhões de euros, meta estabelecida para 2013. No balanço referente ao último trimestre de 2012, a companhia anunciou dívida líquida de 51,3 bilhões de euros.