Teka contrata Bradesco Corretora como formadora de mercado

Objetivo é fomentar a liquidez dos papéis da companhia

São Paulo – A Teka, uma das maiores fabricantes de artigos de cama, mesa e banho da América Latina, anunciou a contratação da Bradesco Corretora para exercer a função de formadora de mercado de suas ações.

A operação terá duração de 12 meses, podendo ser renovada pelo mesmo período. O objetivo é fomentar a liquidez dos papéis da companhia. Atualmente, a Teka conta com 12,7 milhões de ações ordinárias (TEKA3) e 25,5 milhões de ações preferenciais (TEKA4) em circulação no mercado.

Além disso, em novembro de 2011, a Teka anunciou que assinou acordo de subscrição de ações com a gestora de recursos GEM. Pelos termos do contrato, a Teka poderá solicitar que a GEM subscreva ações ordinárias e preferenciais de emissão da companhia, em uma ou mais subscrições privadas de ações, dentro de um prazo de até três anos.

O total de ações subscritas deverá respeitar o limite de até 110 milhões de reais. O preço de emissão por ação equivalerá a 89,5% do valor médio dos papeis nos 15 pregões anteriores a cada solicitação. Os recursos provenientes dessas subscrições deverão ser incialmente destinados ao fortalecimento do capital de giro da empresa.

Desempenho na bolsa

Nos últimos 12 meses, as ações ordinárias da Teka acumulam uma valorização de 19,1%, enquanto os papéis preferenciais registram ganhos de 25,8%. No mesmo período, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, amarga uma desvalorização de 15,9%.

Definição

A função de formador de mercado é desempenhada por bancos e corretoras e garante a compra ou venda de ações a qualquer momento, assegurando uma das pontas do negócio.