Standard & Poor’s eleva ratings da CESP

Para a agência, empresa apresenta fortes métricas financeiras, com níveis de dívida reduzidos e fluxos de caixa favoráveis

São Paulo – A Stardard & Poor’s elevou os ratings da CESP – Companhia Energética de São Paulo (CESP6) para “BB” na escala global e “brAA-“ na escola nacional. A perspectiva é estável. Além disso, a agência elevou o perfil de crédito individual para “bb”.

Em comunicado, a S&P se mostra otimista com as métricas de crédito da empresa, “principalmente por utilizar sua geração de fluxo de caixa estável para reduzir a alavancagem”. A principal incerteza, no entanto, se refere à renovação das concessões das hidrelétricas Jupiá e Ilha Solteira, que vencem em 2015, e representam 67% da capacidade instalada da empresa.

A CESP espera uma decisão sobre o assunto até o final deste ano. Com isso, ela poderá assinar novos contratos de longo prazo, acredita a agência. “Nosso cenário-base incorpora a renovação das concessões da CESP, mas com uma redução aproximada de 30% a 35% nos preços de energia vendida”, diz.

O perfil de crédito da companhia reflete a baixa probabilidade do estado de São Paulo oferecer suporte tempestivo e suficiente à empresa, se necessário. A liquidez é avaliada como “adequada” e a perspectiva reflete a visão de que a empresa apresentará fortes fluxos de caixa, possibilitando reduzir os níveis de dívidas nos próximos anos.