Standard & Poor’s eleva rating da Tractebel

A agência de classificação de risco alterou o rating de longo prazo da empresa para brAAA, com perspectiva estável

São Paulo – A Standard & Poor’s elevou o rating de crédito corporativo de longo prazo da Tractebel Energia (TBLE3) de brAA+ para brAAA, com perspectiva estável.

Segundo comunicado da agência de classificação de risco, a mudança reflete as expectativas de que a possível aquisição de Jirau em 2013 ainda permitirá à empresa se beneficiar de um perfil de risco financeiro intermediário, com uma dívida consolidada ajustada sobre Ebtida abaixo de quatro vezes.

A agência destaca ainda que a perspectiva estável da empresa se dá pela boa posição de mercado da Tractebel como uma geradora de energia de baixo custo no Brasil, com um nível alto de vendas contratadas até 2015 a preços adequados. A perspectiva estável também considera o potencial suporte de seu maior controlador GDF Suez.

“A Tractebel Energia continua a se beneficiar de geração de fluxo de caixa e métricas de crédito fortes, que lhe proporcionam folga para prosseguir com a possível compra do projeto de geração de energia de Jirau em 2013”, diz o comunicado. A expectativa é de que a empresa adquira a participação de 50,1% que a GDF Suez, sua controladora, detém na hidrelétrica de Jirau.

A S&P também reafirmou o rating de crédito corporativo de curto prazo de brA-1.

Tractebel

A Tractebel é a sexta maior geradora de energia do Brasil, e a maior do setor privado, em termos de capacidade total instalada, com aproximadamente 6.900MW (80% sendo hidrelétrica).