Serviços públicos impulsionam Wall Street em meio a ataques

Papéis de serviços públicos que pagam altos dividendos lideravam os ganhos e os rendimentos dos Treasuries na mínima de 14 meses

Nova York – As ações norte-americanas avançavam nesta sexta-feira, com os papéis de serviços públicos que pagam altos dividendos liderando os ganhos e os rendimentos dos Treasuries na mínima de 14 meses, conforme os Estados Unidos bombardeavam posições do Estado Islâmico no Iraque.

Às 13h52 (horário de Brasília), o indicador Dow Jones subia 0,42 por cento, a 16.437 pontos, enquanto o S&P 500 tinha valorização de 0,40 por cento, a 1.917 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq ganhava 0,23 por cento, a 4.344 pontos.

O setor de serviços públicos tinha alta de mais de 1 por cento. As ações da canadense Tekmira Pharmaceuticals , negociadas nos Estados Unidos, subiam quase 40 por cento, após a agência nacional de alimentos e saúde norte-americana permitir o uso do tratamento experimental da empresa contra o Ebola em pessoas infectadas.

Aviões de guerra dos EUA atacaram o Iraque nesta sexta-feira pela primeira vez desde que tropas norte-americanas se retiraram em 2011, atacando militantes islâmicos depois que o presidente Barack Obama afirmou que Washington tem que agir para impedir um potencial “genocídio” de minorias sitiadas.

Os mercados viveram sob tensão recentemente, com o S&P 500 em vias de fechar a segunda semana de perdas, depois que a Rússia proibiu a importação de alimentos do Ocidente em retaliação às sanções pelo apoio de Moscou aos separatistas ucranianos.

“A economia russa está em recessão para começar, e e eles têm uma relação bastante simbiótica com a Europa”, disse o estrategista-chefe de ações do Wunderlich Securities Art Hogan.