Sabesp atinge o volume morto também na Bovespa

Ações já recuaram 22% em 2014; empresa está entre as que mais perderam valor de mercado recentemente na bolsa brasileira

São Paulo – A seca da Sabesp não se resume apenas aos seus reservatórios. Na Bovespa, a empresa já reflete os sinais da crescente preocupação do mercado com futuro da companhia.

Em julho, por exemplo, a Sabesp perdeu 2,36 bilhões de reais em valor de mercado, recuando 15% na Bolsa.

Assim como o gráfico acima, o nível do Sistema Canteira também aponta para baixo. Atualmente, o índice está em 14%, incluindo uma cota de 182,5 bilhões de litros do chamado volume morto, reserva profunda das represas que nunca havia sido utilizada.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou no início do mês que o rodízio de água elaborado pela empresa e entregue ao Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE) para ser aplicado na região abastecida pelo Sistema Cantareira é tecnicamente inadequado.

No último balanço parcial divulgado pela Sabesp, 76% da população reduziram o consumo de água na Grande São Paulo no mês passado. Essa redução aconteceu após a companhia ter anunciando o Programa de Incentivo à Redução no Consumo de Água em fevereiro, que daria descontos de 30% na tarifa aos clientes que economizassem na conta. Com, a notícia, as ações chegaram a cair de 23,13 reais para 18,89, uma queda de 18%.

O balanço divulgado pela Sabesp nesta sexta-feira mostra que a companhia registrou um lucro líquido de 302,4 milhões de reais no segundo trimestre de 2014, queda de 16,4% sobre o mesmo período de 2013.

A receita operacional bruta relacionada à prestação de serviços de água e esgoto foi de 2,2 bilhões, uma queda de 3,6% na comparação anual.

Os principais fatores para essa redução foram a queda no volume faturado total em 1,8%, sendo 2,8% em água e 0,6% em esgoto, e a concessão de bônus no Programa de Incentivo à Redução no Consumo de Água, com impacto de 88 milhões.

Hoje, as ações da Sabesp operavam em alta de 2%, mas a seca ainda continua na Bovespa, como mostra o grárifco abaixo.