S&P 500 fecha quase estável; crescem temores sobre ajuste

Ações norte-americanas fecharam com variação tímida nesta segunda-feira

Nova York – As ações norte-americanas fecharam com variação tímida nesta segunda-feira, com os principais índices norte-americanos perto de recordes após temores de um ajuste anularem ganhos do início do pregão.

Segundo dados preliminares, o índice Dow Jones recuou 0,12 %, para 15.335 pontos. O índice Standard & Poor’s 500 teve desvalorização de 0,07 %, para 1.666 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,07 %, para 3.496 pontos.

O Dow Jones e o S&P 500 atingiram brevemente máximas históricas no intradia.

Mais cedo na sessão, o ânimo dos investidores foi elevado pela aquisição do Tumblr pelo Yahoo!.

Figuraram entre as maiores altas desta segunda-feira companhias de energia solar. A ação da JA Solar disparou após um inesperado aumento em sua receita e um prejuízo trimestral bem menor do que o esperado.

Mais cedo, o Dow Jones atingiu a máxima histórica no intradia, a 15.391 pontos, enquanto o S&P 500 estabeleceu um novo recorde a 1.672 pontos. Ambos os índices acumulam alta de cerca de 17 % no ano até agora.

“Hoje é definitivamente um período lento em termos de notícias ou dados econômicos, e não há um verdadeiro catalisador para motivar forte alta ou queda”, disse o vice-presidente de Investimentos do Solaris Group, Tim Ghriskey.

“Há pessoas que estão preocupadas com a extensão e a agudez desse rali, o que é totalmente compreensível. Mas ainda há aqueles que temem não investir e perder o rali”.

O Dow Jones acumula alta de quase 1.000 pontos frente a uma baixa registrada em março de 2009. Mais de 38 % das ações atingiram uma alta em 52 semanas entre os papéis incluídos no S&P 500 na semana passada — maior porcentagem desde pelo menos 1990.

Atualizada às 18h43