Racha na bitcoin derruba cotação da moeda

A partir de hoje, passam a existir, além da bitcoin convencional, a bitcoin cash e a bitcoin gold

São Paulo — A bitcoin voltou a ser dividida hoje, provocando a queda do valor da criptomoeda.

Por volta das 14h41 (horário de Brasília), o preço da moeda digital recuava 3,2%, para 5706,85 dólares, de acordo com o site Coindesk. Mesmo com a derrocada, a criptmoeda acumula ganhos de mais de 500% desde o começo do ano.

A nova versão da bitcoin, chamada de bitcoin gold, foi formada depois que alguns desenvolvedores dividiram o blockchain, livro-razão digital que serve de base para a criptomoeda.

A ramificação acontece três meses depois do surgimento da bitcoin cash, o primeiro “fruto” de uma divisão (entenda melhor). 

A independência em relação a qualquer autoridade central explica boa parte do apelo da bitcoin, mas também a torna mais vulnerável aos chamados “hard forks”, as divisões que ocorrem quando há diferentes visões dentro da comunidade da criptomoeda.

Atualmente, o que provoca conflitos entre os membros são atualizações do protocolo da moeda digital, com o objetivo de acelerar a velocidade das transações. 

Isso porque, originalmente, o design da bitcoin limita a quantidade de informação em sua rede, visando a proteção de ataques cibernéticos. O problema é que essa característica limita a capacidade de processamento de transações da moeda, fazendo com que o tempo para uma operação envolvendo a bitcoin seja muito maior que, por exemplo, uma operação com cartão de crédito. 

Os membros da comunidade que a “produz” não chegam a um consenso sobre qual seria a melhor solução. Alguns passaram a defender o aumento do tal limite. Outros defenderam que uma parte dos dados passasse a ser administrada fora da rede principal, reduzindo o congestionamento.

Por trás do embate existe uma divisão ideológica sobre a identidade do bitcoin, como afirma a Bloomberg. A comunidade debateu por anos se a criptomoeda deveria evoluir para atrair empresas convencionais e tornar-se mais atraente para o capital tradicional ou se deveria atuar mais como um ativo como o ouro ou como um sistema de pagamento.

A Bitcoin Gold é diferente?

Segundo fontes consultadas pela Bloomberg, a principal inovação do bitcoin gold é que ficou mais fácil para pessoas que não têm hardware especial minerar o ativo digital.

Em vez das poderosas máquinas de mineração chamadas ASICs, usadas para o bitcoin, os usuários podem minerá-la com uma placa de vídeo comum para jogos, de forma similar à mineração do ethereum.

Após a divisão, os donos de bitcoins podem receber um bitcoin gold para cada bitcoin, caso suas carteiras ou bolsas sejam compatíveis com a nova criação, informa o site da moeda.

Veja também