Quem sai perdendo com o IPO do Facebook

Ações da rede social são hoje parte importante de bolsas com mercado privado

São Paulo – Nem todo mundo está feliz com o IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês) do Facebook. Uma reportagem do The New York Times mostra que as bolsas no mercado secundário privado podem perder muito com a ida da rede social para a NYSE ou Nasdaq, que disputam para ter os papéis da empresa de Mark Zuckerberg.

Atualmente, as ações da rede social são negociadas em mercados privados, que têm listadas também outras empresas da internet, como Twitter e Dropbox. Esse mercado vem crescendo aos poucos e muito desse crescimento recente foi impulsionado justamente pela presença dos papéis do Facebook. Em uma das maiores “bolsas privadas”, o SecondMarket, a movimentação dos papéis do Facebook respondeu por cerca de um terço da receita da empresa no ano passado.

Com o Facebook abrindo seu capital e negociando papéis no mercado tradicional, o privado perde uma das empresas que mais movimenta as negociações. A situação piora por fazer parte de uma sequência de baixas, com empresas como Zynga (ZNGA), Groupon (GRPN) e LinkedIn (LNKD), que costumavam ter papéis disputados no mercado secundário, abrindo capital num mercado com maior liquidez e transparência, diminuindo as chances para as bolsas alternativas.

Concorrer com Nasdaq e NYSE fica difícil para esse mercado alternativo. Os empresários do setor, porém, seguem otimistas com os próximos passos. “Certamente esperamos uma redução na receita, mas também acreditamos que companhias como a Dropbox [empresa que armazena arquivos em nuvem] entrem nesse mercado”, afirmou Gregg Brogger fundador e presidente da SharesPost, outra empresa do setor, ao NYT.

Para se ter ideia do tamanho dessas bolsas, em 2009 a SecondMarket alcançou 100 milhões de dólares em negociações, valor que cresceu quase seis vezes até 2011, com grande ajuda do Facebook. Já a SharesPost alcançou movimentação financeira de 625 milhões de dólares no ano passado, mais que o dobro do que o registrado em 2010.


http://d3lvr7yuk4uaui.cloudfront.net/items/loaders/loader_1063.js?aoi=1311798366&pid=1063&zoneid=14729&cid=&rid=&ccid=&ip=