Petróleo sobe; mercado aguarda pistas de acordo com Irã

Potências mundiais voltaram a negociar com o Irã sobre o programa nuclear de Teerã

Londres – Os futuros do petróleo Brent subiam para acima de 108 dólares por barril nesta quinta-feira, com o mercado aguardando novos indicativos sobre se um acordo preliminar entre potências mundiais e Irã sobre o programa nuclear de Teerã será atingido ou não nesta semana.

Às 11h35 (horário de Brasília), o Brent subia 0,40 dólar, a 108,46 dólares por barril, enquanto os futuros do petróleo norte-americano avançavam 0,34 dólar, a 94,19 dólares.

Em Genebra, na quarta-feira, potências mundiais voltaram a negociar com o Irã sobre o programa nuclear de Teerã. Os EUA avisaram que vai ser “muito difícil” chegar a um acordo final, enquanto legisladores afirmam que um acordo provisório com medidas de construção de confiança poderia finalmente estar ao alcance.

Qualquer alta nos preços do petróleo, no entanto, tem sido contida por maiores expectativas de que o Banco Central dos Estados Unidos irá diminuir seu programa de estímulo à economia.

Dados sobre a economia do país são amplamente aguardados e serão observados atentamente em busca de pistas sobre a decisão do Fed.

“Chegando no final do ano, há dois assuntos que as pessoas estão observando –a redução das compras de títulos do Fed e as sanções iranianas”, disse Olivier Jakob, da consultoria Petromatrix, na Suíça. As duas questões têm potencial para reduzir os preços.