Petróleo sobe após forte queda de ontem

Às 8h47 (de Brasília), o petróleo para dezembro subia 0,04% na Nymex

Londres – Os contratos futuros de petróleo se recuperam nesta manhã, com os investidores aproveitando os preços baixos após a forte queda de ontem. Ainda assim, o aumento dos estoques de petróleo nos EUA e números fortes sobre a produção da Rússia limitam o avanço.

“Os preços do petróleo se recuperam e sobem em um movimento de correção”, afirmou Myrto Sokou, analista da Sucden Financial. No entanto, “o mercado de petróleo permanece com excesso de oferta depois de seis semanas consecutivas de aumento dos estoques nos EUA”, acrescentou. Ontem os contratos caíram mais de 3% em reação ao relatório do Departamento de Energia (DoE) dos EUA sobre estoques.

Segundo o DoE, os estoques norte-americanos de petróleo bruto subiram 2,847 milhões de barris na semana encerrada em 30 de outubro, para um total de 482,81 milhões de barris. O dado veio acima da projeção de analistas ouvidos pela Dow Jones Newswires, que previam alta de 2,5 milhões de barris.

O relatório também mostrou aumento na produção dos EUA. Outros países como Arábia Saudita e Rússia, também vêm acelerando a produção para proteger suas fatias de mercado. Nesta quinta-feira a Rússia informou que sua produção em outubro atingiu 10,78 milhões de barris por dia, um novo recorde desde o fim da União Soviética.

Às 8h47 (de Brasília), o petróleo para dezembro subia 0,04% na Nymex, para US$ 46,34 por barril, enquanto o Brent para o mesmo mês avançava 0,43% na ICE, para US$ 48,79 por barril.