Petróleo recua com ampla oferta e dólar forte

Mercado parecia estar desacelerando sua atividade depois de grandes ondas de vendas que levaram o Brent para seu menor patamar desde junho de 2013

Londres – Os preços do petróleo Brent operam abaixo de 103 dólares por barril nesta sexta-feira com um dólar fortalecido e uma ampla oferta pressionando as cotações.

O vencimento outubro do Brent caía 0,15 dólar a 102,48 dólares por barril às 11h39, enquanto o petróleo nos Estados Unidos recuava 0,74 dólar a 93,22 dólares por barril.

Operadores e analistas disseram que o mercado parecia estar desacelerando sua atividade depois de grandes ondas de vendas que levaram o Brent para seu menor patamar desde junho de 2013.

“Atingimos um estágio onde o mercado está buscando uma certa estabilizada”, disse o estrategista sênior de commodities do Saxo Bank Ole Hansen. “Mas ainda mantemos a tendência de queda, com um crescimento da oferta.” A Líbia está gradualmente elevando sua produção, depois de reabrir diversos portos no leste, disseram analistas. O país carregou o segundo navio no porto de Es Sider, o maior do país, depois de ficar fechado quase um ano.

Uma alta do dólar norte-americano ante outras moedas também pressiona o petróleo, já que torna as commodities denominadas em dólar mais caras para detentores das outras moedas.