Petróleo opera em alta com busca de barganhas por investidores

A alta do Brent foi até US$ 113,19 por barril

Londres – Os futuros do petróleo Brent chegaram a subir mais de 4 dólares nesta segunda-feira, para 113,19 dólares o barril, por conta do dólar fraco frente ao euro e da busca de barganhas por parte de traders e investidores após as vendas generalizadas da semana passada.

“É uma combinação de queda moderada do dólar, alta nos mercados de ações na Ásia e compras de barganha”, disse Carsten Fritsch, um analista da Commerzbank, de Frankfurt.

“Alguns participantes de mercado consideram o baixo nível dos preços depois da forte queda na quinta-feira como uma boa oportunidade de compra.” O índice Reuters-Jefferies CRB, uma referência global para os preços de commodities, teve sua maior queda na semana passada desde o final de 2008, um declínio de 9 por cento.

“Nós passamos por pesadas vendas em todos os mercados”, disse Tony Machacek, um trader de petróleo da Bache Commodities.

“Tivemos uma amostra de vendas de fundos acionando ordens de venda. Agora que a liquidação de compradores foi feita, tudo parece estar se estabilizando”, acrescentou.

Por volta das 10h10 (horário de Brasília), o primeiro vencimento do Brent subia 2,46 dólares, para 111,59 dólares o barril.

O petróleo bruto nos Estados Unidos também operava com ganhos, subindo 1,90 dólar, para 99,08 dólares o barril.