Petrobras ofusca ganho da Vale e Ibovespa fecha estável

A bolsa iniciou a primeira sessão do mês de julho em território positivo, conduzida pelos ganhos das ações da Vale

São Paulo – A Bovespa fechou praticamente estável, após a queda das ações da Petrobras limitar os ganhos da bolsa, impulsionados durante o dia pelo avanço das ações da Vale.

No término da negociação, o Ibovespa registrou 53.171,49 pontos (+0,01%).

Na máxima da sessão, a bolsa atingiu 53.698 pontos (+1,00%) e, na mínima, 52.887 pontos (-0,53%). No ano, o Ibovespa acumula alta de 3,23%. O giro total de negócios somou R$ 4,289 bilhões, segundo dados preliminares.

A bolsa iniciou a primeira sessão do mês de julho em território positivo, conduzida pelos ganhos das ações da Vale, que foram desencadeados por dados da atividade industrial da China, pelo aumento do preço do minério e por um relatório.

Segundo a Federação de Logística e Compra da China (CFLP), o índice PMI alcançou o maior nível do ano, a 51,0 em junho, de 50,8 em maio, ante previsão de alta a 51,1.

Já o índice PMI, medido pelo HSBC, encerrou acima da linha divisória de 50 pela primeira vez em 2014, ficando em 50,7 no mês passado, de 49,4 no mês anterior.

O Goldman Sachs disse que os embarques de minério de ferro da Vale devem totalizar 75,2 milhões de toneladas no segundo trimestre do ano.

Se os números forem confirmados, representarão um incremento de 11% ante o trimestre anterior, contra um aumento médio de 7% das exportações brasileiras do insumo registrado no período nos últimos cinco anos.

O volume poderá ser ainda o mais elevado para um segundo trimestre desde 2008.

O Ibovespa perdeu força na segunda parte da sessão e passou a operar com volatilidade, contudo, pressionado pela queda das ações da Petrobras.

Vale lembrar que nesta semana sai mais uma pesquisa de intenção de voto, do Datafolha, que pode vir a influenciar o desempenho dos papéis.

A presidente da Petrobras, Graça Foster, reiterou, em entrevista nesta tarde, que monitora os preços dos combustíveis.

Segundo ela, um possível reajuste ocorrerá apenas com a aprovação do conselho de administração da companhia, e, como o presidente do conselho é o ministro da Fazenda, Guido Mantega, qualquer aprovação depende do aval do governo federal.

Na entrevista, Graça não adiantou, contudo, quando o reajuste pode ocorrer.

No fim da sessão, Petrobras On (-1,17%) e Petrobras PN (-0,58%). As ações da Vale fecharam com altas de 1,40% (ON) e PNA (+1,18%).

Entre os destaques negativos da bolsa nesta terça-feira estavam também as ações da Oi, que recuaram 7,18%. Operadores disseram que o papel da companhia foi influenciado pela forte queda da Portugal Telecom no exterior.

A empresa é a maior acionista do Banco Espírito Santo (BES) e seus papéis estão recuando diante da crise no banco.