Petro derruba bolsa; 650.000 vagas a menos…

Petro derruba bolsa 

Mesmo fechando em baixa de 0,5% nesta sexta-feira, o Ibovespa terminou a semana com alta de 2,83%, o melhor desempenho de setembro. Essa alta foi impulsionada sobretudo pela decisão do Fed, banco central americano, de manter as taxas de juro entre 0,25% e 0,50%, com previsão de duas altas em 2017, ante três previstas anteriormente. Nesta sexta-feira, o resultado foi jogado para baixo pela Petrobras, que caiu quase 3,67% com a notícia de que a Arábia Saudita não deve fazer acordo na semana que vem para cortar a produção de petróleo — o que deve manter os preços baixos. A notícia também derrubou em 0,6% a bolsa americana. O dólar subiu 0,66%, para 3,24 reais.

__

Celulose dispara 

As ações das empresas de papel e celulose estão entre as maiores altas da bolsa nesta sexta-feira: a Fibria disparou 7,32% e a Suzano subiu 5,47%. A Klabin, outra empresa do setor, subiu 0,6%. Três boas notícias ajudaram: a alta do dólar (que beneficia empresas exportadoras), informações de um possível aumento no preço da celulose na China e mudanças nas recomendações de bancos, como o Itaú BBA.

__

Educação despenca

Três grupos de ensino despencaram na bolsa nesta sexta-feira: Kroton (com baixa de 4,93%), Anima (-4,53%) e Estácio (-3,94%). O motivo é um atraso de 5 bilhões de reais em repasses do Fies, programa de financiamento estudantil do governo, divulgado nesta sexta-feira por reportagem do jornal Valor. O montante refere-se às parcelas de julho, agosto e setembro, atrasadas porque as renovações dos contratos do segundo semestre ainda não foram abertas.

__

Gasoduto vendido

A Petrobras informou nesta sexta-feira que seu conselho aprovou a venda de 90% da unidade de gasodutos Nova Transportadora Sudeste (NTS) para um consórcio liderado pelo grupo canadense Brookfield por 5,2 bilhões de dólares. Cerca de 4,3 bilhões de dólares devem entrar no caixa da Petrobras ainda em 2016, e o restante será parcelado em cinco anos. A NTS tem 2.050 quilômetros de gasodutos na Região Sudeste. O valor equivale a 35% da meta de venda de ativos da petroleira para 2015-2016, de 15,1 bilhões de dólares.

__

651.288 vagas a menos 

O Brasil fechou 33.953 vagas formais de emprego em agosto, segundo o Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta sexta-feira. A previsão da agência Reuters era que 32.000 vagas fossem encerradas. Os piores setores foram construção civil, que cortou 22.113 vagas, e agricultura, que cortou 15.436. A indústria da transformação saiu do vermelho e abriu 6.294 postos de trabalho. No acumulado do ano, foram fechadas 651.288 vagas, o pior número da história da série, iniciada em 2002.

__

Os Amaro vendem 

A família Amaro vendeu 6,47% das ações da companhia aérea Latam para a família Cueto, do Chile, principal acionista da companhia, por 296 milhões de dólares. A venda já estava acertada e faz parte de uma reestruturação que vai permitir a entrada da Qatar Airways no grupo de acionistas da empresa, com 10% do capital. Ainda no campo da aviação, caiu 6,1% a demanda por transporte aéreo doméstico em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Já é a décima terceira consecutiva queda na demanda do serviço no Brasil.