Ouro fecha no nível mais alto em 5 semanas

Traders disseram que os investidores passaram a comprar ouro depois da divulgação do indicador de encomendas de bens duráveis nos EUA em agosto (queda de 2,0%)

Nova York – O preço do ouro fechou no nível mais alto em cinco semanas, com investidores em busca de “refúgio seguro” em dia de queda dos mercados de ações e de baixa do dólar diante do euro e do iene.

Traders disseram que os investidores passaram a comprar ouro depois da divulgação do indicador de encomendas de bens duráveis nos EUA em agosto (queda de 2,0%). A alta de preço acelerou após a abertura em queda do mercado de ações.

“Com a queda das ações, sem dúvida existe uma fuga para a qualidade neste momento, o que beneficia os títulos do Tesouro e o ouro”, comentou Bob Haberkorn, da RJO Futures.

Ele acrescentou que “os traders estão mais preocupados com a economia, eles estão achando que uma elevação das taxas de juro pelo Federal Reserve neste ano parece muito improvável e isso deve dar apoio ao ouro”.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), os contratos do ouro para dezembro fecharam a US$ 1.153,80 por onça-troy, em alta de US$ 22,30 (1,97%).