Otimismo nos emergentes atingiu pico, diz Deutsche Bank

“O ‘bull market’ chegou ao fim nos mercados emergentes” defendeu analista do banco

Londres – O período de otimismo em relação aos mercados acionários dos países emergentes atingiu seu pico com a desaceleração da economia global e o recuo das commodities, disse o Deutsche Bank AG.

“O ‘bull market’ chegou ao fim nos mercados emergentes”, disse hoje John-Paul Smith, estrategista para mercados emergentes do Deutsche Bank em Londres, em entrevista por telefone.

O índice MSCI Emerging Markets recuou 8,5 por cento nesta semana, em meio à divulgação de dados dos Estados Unidos abaixo do esperado e sinais de que a crise europeia pode estar se agravando. O índice MSCI World, que acompanha ações de países avançados, teve queda menor no período, de 8,2 por cento.

A desaceleração da demanda global incentiva investidores a escolherem companhias dos países avançados porque geram fluxo de caixa livre maior que suas similares em mercados emergentes, disse Smith.

“A principal característica das companhias dos países em desenvolvimento é que elas não geram fluxo de caixa livre”, disse Smith. “Elas possuem controle fraco sobre as despesas operacionais e de capital.”