Os fatos que agitaram o mercado nesta quinta-feira

Ibovespa fecha em queda de de 1,24%, aos 58.374 pontos

São Paulo – O Ibovespa encerrou a quinta-feira em queda de 1,24%, aos 58.374 pontos. Mesmo com a baixa de hoje, o principal índice da bolsa brasileira ainda acumula ganhos de 2,5% na semana.

Os investidores seguem na repercussão dos sinais emitidos pelo Federal Reserve na véspera sobre o rumo dos juros norte-americanos. O banco central dos Estados Unidos reafirmou a promessa de manter as taxas de juros do país perto de zero por um “horizonte relevante”, mas divulgou projeções que sugerem que poderá elevar o custo dos empréstimos um pouco mais rápido do que se pensava há alguns meses.

Hoje, o mercado adotou um tom mais conservador na expectativa da publicação da nova pesquisa eleitoral Datafolha, prevista para ser divulgada ainda hoje.

Kroton

As ações da Kroton encerram o dia em queda de 4,8%. A maior empresa de educação com fins lucrativos do mundo em valor de mercado contratou o Banco Itaú BBA SA e Grupo BTG Pactual para vender ativos, segundo três pessoas familiarizadas com o assunto que pediram anonimato porque a decisão ainda não é pública. As informações são da Bloomberg.

O valor dos ativos para venda seria cerca de 1 bilhão de reais, disseram duas pessoas. A Kroton precisa vender ativos que estão sob a marca Uniasselvi e outros ativos para se adequar às exigências impostas pelo Cade em maio para aprovar a compra da Anhanguera Educacional Participações SA por 6,8 bilhões de reais.

Santander

O banco Santander Brasil publicou nesta quinta-feira o edital de oferta pública voluntária de permuta de units e ações para saída do nível 2 de governança corporativa daBM&FBovespa. O leilão está marcado para 30 de outubro.

O acionista que desejar participar do leilão deve se habilitar a partir de 18 de hoje até às 18 horas do dia 29 de outubro. A liquidação da oferta ocorrerá no terceiro dia útil contado da data do leilão, ou seja, em 4 de novembro.

As units do banco fecharam em alta de 2,2%.