O investimento milagroso que está salvando as ações do Yahoo

Ações do Yahoo sobem, mas não é por conta da "fé" dos investidores na Marissa, e sim por conta de um investimento bilionário da empresa

São Paulo – Desde que Marissa Mayer assumiu a presidência do Yahoo, em julho de 2012, os resultados da companhia vão de mal a pior.

Os últimos números ruins vieram na semana passada, quando a empresa anunciou que suas vendas caíram 8% no terceiro trimestre de 2015, a maior queda em quatro anos. Além disso, a empresa reduziu suas projeções de receita para o quarto trimestre do ano.

Mas as ações da companhia parecem não refletir todos estes dados ruins. Desde que Marissa assumiu a empresa, os papéis do Yahoo listados na Nasdaq já valorizaram mais de 115%. 

Investimento salvador

A alta dos papéis da companhia norte-americana está ligada a uma empresa a mais de 11 mil quilômetros de distância: o Alibaba

Isso porque, em 2005, o Yahoo comprou parte do conglomerado de comércio eletrônico Alibaba (dono do Aliexpress) por 1 bilhão de dólares.

Desde então, investidores veem nas ações do Yahoo uma maneira de investir no Alibaba, já que a companhia só fez uma oferta incial de ações no ano passado.

Em 2014, o Yahoo vendeu parte de suas ações do Alibaba por 9,4 bilhões de dólares. Mesmo assim a companhia ainda detém cerca de 15% do capital do Alibaba, um investimento avaliado em 35 bilhões de dólares.

Separação

Marissa anunciou no início do ano que o Yahoo vai criar uma nova empresa e transferir esses 15% do Alibaba para ela.

A nova companhia, batizada de Aabaco Holdings, terá capital aberto e suas ações serão distribuídas entre os próprios acionistas do Yahoo.

A separação acontece por pressão dos acionistas, que acreditam que esses 15% do Alibaba valem mais do que o próprio Yahoo.

A verdade é que eles estão certos, já que o valor de mercado do Yahoo atualmente é de 31 bilhões de dólares, contra os 35 bilhões de dólares que os 15% do Alibaba valem.

O Yahoo quer se desfazer das ações do Alibaba sem pagar taxas, mas tem enfrentado alguns problemas com as autoridades americanas por conta disso.

Enquanto isso, toda vez que as ações do Alibaba sobem, as ações do Yahoo pegam carona. Hoje, por exemplo, o Alibaba divulgou bons resultados trimestrais, o que fez seus papéis subirem 4% e os do Yahoo 3%.

Resta saber o que sobrará da companhia quando ela se separar desse negócio da China.