NY recua com informes de atividade militar na Ucrânia

Traders disseram que o volume de negócios é reduzido, o que tende a exagerar as oscilações dos índices do mercado

Nova York – As Bolsas dos Estados Unidos estão em queda, em reação aos informes de que a artilharia do Exército da Ucrânia teria bombardeado um comboio russo em território ucraniano.

Até o momento não há confirmação independente das informações sobre o confronto, que partiram do governo ucraniano.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia divulgou comunicado dizendo que a Ucrânia está tentando impedir a chegada à região de um comboio de 280 caminhões com ajuda humanitária que ficou parado durante dias à espera de permissão para atravessar a fronteira.

Os principais índices do mercado abriram em alta, em reação a indicadores: a produção industrial dos EUA cresceu 0,4% em julho, quando a expectativa era uma expansão de 0,2%; o índice de atividade Empire State, do Fed de Nova York, recuou para 14,69 em agosto, de 25,60 em julho; o índice de preços ao produtor subiu 0,1% em julho, quando a expectativa era uma alta de 0,2%; o índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan ficou em 79,2 em agosto, quando a expectativa era de 82,0.

Traders disseram que o volume de negócios é reduzido, o que tende a exagerar as oscilações dos índices do mercado.

“O volume tem sido leve durante toda a semana, e todos estamos prestando atenção ao que está acontecendo lá na Ucrânia”, disse Keith Bliss, da corretora Cuttone & Co.

Bob Baur, economista-chefe da Principal Global Investors, disse que “para a Ucrânia ter um impacto dramático nos EUA, o conflito teria que se ampliar dramaticamente. Isso que está acontecendo hoje pode ser uma escalada, mas será que ela vai degenerar para algo mais amplo? Não parece”.

Entre os destaques da sessão estão as ações da Monster Beverage, que subiam 27,8% minutos atrás, em reação à notícia de que a Coca-Cola está adquirindo uma participação de 16,7% na empresa por US$ 2,15 bilhões; as da Coca-Cola avançavam 1,7%.

Entre as ações de empresas que divulgaram resultados, os destaques são Dillard’s (-6,6%), Estee Lauder (-0,6%), Nordstrom (-3,9%) e Applied Materials (+4,9%).

Às 13h52 (de Brasília), o índice Dow Jones caía 86 pontos (0,52%), para 16.626 pontos; o Nasdaq recuava 10 pontos (0,23%), para 4.442 pontos; o S$P-500 caía 5 pontos (0,34%), para 1.948 pontos.

Fonte: Dow Jones Newswires.