NY opera de olho na negociação do Orçamento dos EUA

Tanto o Dow como o S&P-500 haviam fechado em queda nas quatro sessões anteriores

Nova York – A Bolsa de Nova York opera com os principais índices em direções divergentes, o Dow Jones em leve baixa e o Nasdaq e o S&P-500 em alta modesta. Tanto o Dow como o S&P-500 haviam fechado em queda nas quatro sessões anteriores.

“O mercado parece estar à espera de alguma coisa sobre a qual pensar”, disse Coleen Supran, da Bingham, Osborn & Scarborough.

O mercado abriu em baixa, mas melhorou seu desempenho depois da divulgação de dois indicadores: as encomendas de bens duráveis cresceram 0,1% em agosto, quando os economistas esperavam uma queda de 0,6%; as vendas de imóveis residenciais novos cresceram 7,9% em agosto, quando a expectativa era um crescimento de 6,6%.

Traders disseram que as negociações políticas em torno das questões do Orçamento e do limite da dívida do governo dos EUA estão pesando sobre o mercado de ações.

A bancada do Partido Democrata no Senado dos EUA disse que vai apoiar um projeto de lei orçamentária temporária que permitiria que o governo continuasse a funcionar por seis semanas; a Câmara, controlada pelo Partido Republicano, já aprovou um projeto de lei diferente (com grandes cortes nas verbas para programas sociais), o que exigirá negociações para a elaboração de um projeto unificado.

A Câmara também pode discutir nesta quarta-feira, 25, um projeto que eleva o limite legal de endividamento do governo. Na terça-feira, 24, o Departamento do Tesouro disse que só terá condições de manter o governo em funcionamento até 17 de outubro, a não ser que o Congresso eleve o limite de endividamento. “Eu não espero que o governo entre em default. Mas eles só vão tomar uma decisão na última hora, e será um processo enervante até o final”, disse Supran.

As ações da Yahoo subiam 1,2% nesta tarde em reação ao informe de que a chinesa Alibaba, da qual a empresa norte-americana tem participação, deverá lançar ADRs em Nova York. As da JC Penney caíam 13,0%, após rebaixamentos de recomendação por vários analistas. As da BlackBerry caíiam 4,5%, ainda em reação ao informe de resultados divulgado na semana passada.

Às 14h09 (pelo horário de Brasília), o índice Dow Jones recuava 4 pontos (0,03%), para 15.329 pontos, o Nasdaq subia 10 pontos (0,27%), para 3.778 pontos, e o S&P-500 avançava 2 pontos (0,12%), para 1.699 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.