Nikkei avança 2% com rumores sobre discurso de Abe

O mercado especula que o premiê japonês irá revelar uma nova estratégia de crescimento

Tóquio – A Bolsa de Tóquio fechou em forte alta, influenciada pela surpreendente alta nos dados preliminares das exportações de dezembro e por rumores sobre um discurso do primeiro-ministro, Shinzo Abe, marcado para quinta-feira. O índice Nikkei encerrou o dia em alta de 2%, para 15.587,80 pontos.

Um operador de mercado sênior de um banco afirmou que o mercado especulou que Abe irá revelar uma nova estratégia de crescimento em um discurso marcado para às 7h de amanhã, em um hotel em Tóquio. A programação oficial do governo não menciona novas medidas e também não informa o título do discurso.

Enquanto as especulações não se confirmam, os investidores analisaram outros dados. As exportações do Japão cresceram 18,4% em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, superando as expectativas por uma alta de 17,3%. Esse foi o nono mês consecutivo de alta nas vendas para o exterior, impulsionado pelo enfraquecimento do iene.

No mesmo momento do fechamento da bolsa, o iene era negociado a 102,99 ienes, de 102,95 ienes no fim do pregão de ontem, mas as ações de empresas exportadoras ganharam mesmo assim. Os papéis da Toyota Motor subiram 1,6% e os da TDK avançaram 3,3%.

O movimento também pode ter sido influenciado por alguns investidores em busca de barganhas. “Players estrangeiros estiveram comprando ações de volta hoje antes dos feriados de fim de ano, apostando que uma forte queda nos preços é improvável”, disse o operador da Tachibana Securities Kenichi Hirano.

Ainda assim, o volume negociado foi relativamente baixo, enquanto os investidores esperam pelo fim da reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos). A decisão será anunciada nesta tarde. Fonte: Dow Jones Newswires.