Nasdaq afirma que software causou paralisação dos negócios

Segundo operadora, paralisação da semana passada foi causada por um bug e outras falhas causadas por problemas do sistema Arca da NYSE Euronext

Nova York – A paralisação nas negociações da Nasdaq OMX ocorrida na semana passada foi causada por um bug no software e outras falhas tecnológicas causadas por problemas do sistema Arca da NYSE Euronext, que prejudicou o funcionamento do backup, afirmou a operadora nesta quinta-feira.

A Nasdaq informou que estava “profundamente desapontada” com a paralisação de três horas ocorrida em 22 de agosto, e enquanto apontava problemas de conexão entre o Arca da NYSE e o sistema da Nasdaq que recebe todo o tráfego de ordens e cotações para as ações da bolsa eletrônica, a empresa assumiu responsalidade pelos fatos.

“Nosso sistema de backup não funcionou”, disse o presidente da Nasdaq, Bob Greifeld, em entrevista.

“Houve um bug no sistema, não caiu totalmente, precisamos trabalhar para que não ocorra de novo”, disse, referindo-se à incapacidade do sistema de se reverter totalmente ao modo de backup.

A controladora da New York Stock Exchange recusou-se a comentar.

A Nasdaq afirmou que estava em processo de identificar potenciais mudanças de desenho para tornar seu processador mais resistente, “incluindo melhoras de arquitetura, segurança de informação, planos de recuperação para desastres”.