Mundial pode chegar ao Ibovespa caso volume continue alto

Para os analistas do Itaú BBA, a Mundial é provavelmente a maior surpresa a ser considerada para a inclusão na próxima formação do índice

São Paulo – As ações da Mundial (MNDL4) podem integrar o Ibovespa, principal índice do mercado brasileiro, na revisão do índice a ser realizada pela Bovespa em setembro caso o volume negociado pelos papéis continue elevado durante as próximas semanas, estima o Itaú BBA, em relatório.

Para os analistas Carlos Constantini, Susana Salaru e Pedro Maia, que assinam a análise, a entrada da dona das marcas Mundial, Hércules e Impala, seria a maior surpresa. Apesar disso, a inclusão da BR Malls no índice parece mais óbvia do que a estreia da Mundial e das outras candidatas Hering (HGTX3) e Dasa (DASA4).

Antes do anúncio oficial, a bolsa deverá publicar duas prévias (16 e 31 de agosto). Portanto, lembra o Itaú BBA, é impossível estimar precisamente as mudanças. Eles ressaltam, entretanto, que desta vez a análise vale a pena porque há claros ganhadores e perdedores nesta revisão.

O banco não acredita que haverá exclusões na próxima revisão. Segundo o relatório, os papéis da Telesp (TLPP4) e da Tim (TCSL3) eram grandes candidatos para a exclusão. Contudo, a fusão da Telesp com a Vivo e a confirmação de entrada da Tim para o Novo Mercado reduziu as dúvidas sobre a capacidade das empresas em manter o volume mínimo necessário para a permanência no índice.

Mundial

Os papéis da Mundial têm, nas últimas semanas, registrado um volume superior ao de blue chips como a Petrobras. Em 30 de junho, por exemplo, as ações negociaram 290 milhões de reais em aproximadamente 34 mil negócios. A ação ordinária da Petrobras, que tem participação de 2,9% no Ibovespa, registrou um volume de 123,8 milhões de reais com 5.875 operações. A base de acionistas da Mundial disparou 76% em apenas três meses.

A empresa irá decidir sobre a entrada no Novo Mercado, o nível mais elevado de Governança Corporativa da BM&FBovespa, em 27 de julho. As ações preferenciais serão convertidas em ordinárias, na proporção de uma para 0,8.