Moody’s atribui rating Baa2 a Itaipu

A Moody's afirmou que o rating reflete o forte nível de competitividade da empresa e seu fluxo de caixa estável e previsível

São Paulo – A agência de classificação de risco Moody’s atribuiu rating de emissor Baa2 em moeda local e estrangeira para a Itaipu Binacional, com perspectiva estável.

Em um comunicado, a Moody’s afirmou que o rating reflete o forte nível de competitividade da empresa e seu fluxo de caixa estável e previsível.

“Essa previsibilidade é apoiada no tratado assinado pelo governo federal do Brasil e pela República do Paraguai em 1973 para construir e operar a usina hidrelétrica de Itaipu”, comentou a agência.

“Entre os termos do acordo, ele garante o compromisso firme dos dois países de adquirir toda a energia produzida por Itaipu e o estabelecimento de tarifas destinadas especificamente a atender todos os custos operacionais e de manutenção da companhia, incluindo os pagamentos do serviço da dívida”, destacou a Moody’s.

Segundo a agência, a perspectiva estável do rating reflete a expectativa de que Itaipu continue apresentando fluxo de caixa estável no médio prazo e uma elevação do rating é improvável no curto prazo.

Por outro lado, a Moody’s pode considerar um rebaixamento do rating caso a companhia apresente fluxo de caixa abaixo do esperado e métricas de crédito mais fracas, “o que pode ter origem em tarifas mais baixas acertadas pelos dois países ou em uma mudança no perfil de dívida da companhia que faça a amortização programada de um grande montante de dívida ser adiada”.