Mil motivos para ser 100% pessimista e um para não sê-lo

Para gestor americano, apenas Ben Bernanke pode salvar o dia

São Paulo – Existem milhares de motivos para se estar 100% pessimista com o mercado de ações e apenas um para se pensar o contrário. Esta é a opinião do gestor Charles Biderman, da Trim Tabs Investiment Research. Segundo o analista, existe apenas uma esperança para a renda variável. E ela tem nome: Ben Bernanke, presidente do Banco Central americano. Ainda assim, há pouco que ele possa fazer.

Enquanto o chairman do Fed e seus colegas regularmente asseguram aos investidores de que estão dispostos e capazes de entregar mais afrouxamento monetário, não há quase nada que o Fed possa fazer agora para incentivar a economia, explica um relatório assinado por Biderman e obtido por EXAME.com.

Para ele, os custos para novos empréstimos estão em níveis extremamente baixos e novas impressões de moeda apenas irão incentivar novas bolhas de ativos.

Continuamos a recomendar que os investidores mantenham ativos reais em seus portfólios para preservar o seu poder de compra com os bancos centrais cortando as taxas de juros e imprimindo dinheiro. O nosso ativo real preferido é o ouro em euros, explica Biderman. O gestor da Trim Tabs também explicou as suas visões em um vídeo publicado em seu blog. Confira: