Mercados europeus têm leve queda antes de dados nos EUA

Investidores esperam que dados sobre empregos nos Estados Unidos em fevereiro, que serão divulgados na tarde desta sexta-feira

Paris – As bolsas de valores da Europa operavam em leve queda, perto da estabilidade, nesta sexta-feira, após 85,8 por cento dos credores privados da Grécia terem aceito sua oferta de troca de títulos, evitando um calote desorganizado.

Investidores esperam que dados sobre empregos nos Estados Unidos em fevereiro, que serão divulgados na tarde desta sexta-feira, mostrarão sólidos ganhos de postos de trabalho, embora traders tenham alertado que um forte número pode reduzir expectativas para um estímulo monetário adicional do Federal Reserve.

Às 8h34, o índice FTSEurofirst 300, que reune as principais ações da Europa, tinha queda de 0,07 por cento, a 1.074 pontos, enquanto o indicador de blue chips Euro STOXX 50 recuava 0,22 por cento, 2.508 pontos. Números da troca de títulos da Grécia mostraram que 85,5 por cento dos credores privados aceitaram a oferta.

A adesão pode chegar a 95,7 por cento com o uso de cláusulas de ação coletiva para reforçar o operação. O esperado acordo deve dar sinal verde para o pacote de resgate de 130 bilhões de euros da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) à Grécia.