Mercados em NY voltam a despencar sob efeito Europa

Nos últimos seis dias o índice Dow Jones perdeu 444 pontos, ou 3,3%; nesta quarta, o índice fechou 9,4% abaixo de sua máxima histórica de fechamento

Nova York – O mercado norte-americano de ações fechou em queda pela sexta sessão consecutiva, na mais longa sequência de baixas desde agosto do ano passado. Nos últimos seis dias o índice Dow Jones perdeu 444 pontos, ou 3,3%; nesta quarta, o índice fechou 9,4% abaixo de sua máxima histórica de fechamento. O Dow chegou a cair 184 pontos, mas recuperou terreno no final da sessão.

Traders disseram que os investidores focalizaram suas atenções na Grécia e na Espanha. O euro caiu frente ao dólar pela oitava sessão consecutiva, o que não acontecia desde novembro de 2008, e os preços dos títulos do Tesouro dos EUA subiram, com correspondente baixa nos juros.

Ao longo do dia, os investidores acompanharam a evolução das negociações políticas para a formação de uma nova coalizão de governo na Grécia, em meio a temores de que o país possa não receber novas parcelas do pacote de ajuda financeira da União Europeia e do FMI.

No fim da tarde, porém, a UE disse que vai liberar 4,2 bilhões de euros para a Grécia, retendo 1 bilhão de euros até junho, dependendo das necessidades de financiamento do país, A decisão parece refletir o temor de alguns governos da zona do euro de que a reação da população grega contra as medidas de austeridade possa levar ao cancelamento do acordo entre a Grécia e os credores multilaterais.


“Até mesmo as pessoas mais otimistas reconhecem que esse pacote de ajuda à Grécia não vai resolver o problema, Se a Grécia não estivesse na zona do euro, haveria um mecanismo de autocorreção funcionando agora mesmo para resolver essas questões. Mas como ela está presa à zona do euro, esse mecanismo não está funcionando”, comentou Scott Schermerhorn, da Granite Investment Advisors.

“Estamos à mercê de manchetes sobre partidos políticos da Grécia que a maioria de nós nem sabia que existiam”, disse o estrategista John Canally, da LPL Financial.

Ações do setor industrial estavam entre as que mais caíram (General Electric -1,77%, DuPont -1,12%, Boeing -2,12%, United Technologies -2,30%). As ações da Disney subiram 1,63%, em reação a seu informe de resultados; as da Cisco Systems, que divulgaria resultados depois do fechamento, subiram 0,45%.

O índice Dow Jones fechou em queda de 97,03 pontos (0,75%), em 12.835,06 pontos, depois de operar entre a mínima de 12.748,48 pontos e a máxima de 12.921,81 pontos. O Nasdaq fechou em queda de 11,56 pontos (0,39%), em 2.934,71 pontos. O S&P-500 fechou em baixa de 9,14 pontos (0,67%), em 1.354,58 pontos. O NYSE Composite fechou em queda de 67,01 pontos (0,85%), em 7.820,25 pontos. As informações são da Dow Jones.