Mercados da Ásia têm forte alta por caça a barganhas

Hong Kong – As bolsas de valores asiáticas registraram forte alta pelo segundo dia consecutivo nesta sexta-feira, com investidores caçando barganhas, embora temores de uma reestruturação de dívida na Grécia pressionassem a confiança do mercado.

O índice de Seul liderou, puxado pela volta de investidores estrangeiros após uma longa série de declínios. Números sólidos do superávit em conta corrente da Coreia do Sul também fizeram sua parte.

O índice da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 1,04 por cento às 7h58 (horário de Brasília), mas rumava para fechar a quinta semana seguida no vermelho –maior série de perdas desde outubro de 2008.

O mercado japonês destoou, com o índice referencial Nikkei caindo 0,42 por cento e o índice Topix em baixa de 0,26 por cento.

“Os riscos negativos para as empresas de grande valor de mercado estão ofuscados pelos valores cada vez mais atraentes”, disse Wang Aochao, analista do UOB Kay Hian, em Xangai. “Portanto, com as empresas de pequeno valor de mercado parecendo sobrevalorizadas, parece que os investidores continuarão a sair delas e entrar em blue chips no curto prazo.” Em Hong Kong, o mercado subiu 0,95 por cento e a bolsa de Taiwan avançou 0,25 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai perdeu 0,97 por cento. Cingapura encerrou em alta de 0,38 por cento e Sydney fechou com ganho de 0,51 por cento.