Mercado sobe por otimismo com balanços; Alcoa avança

No entanto o termômetro de tecnologia Nasdaq caía 0,16%, mesmo com investidores apostando numa forte temporada de balanços corporativos

Nova York – Os índices Dow Jones e Standard and Poor’s 500 subiam nesta segunda-feira, com investidores apostando numa forte temporada de balanços corporativos, que se inicia com a divulgação dos resultados da Alcoa , prevista para após o fechamento dos mercados.

Às 13h30 (horário de Brasília), o Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançava 0,31 por cento, para 12.418 pontos. O S&P 500 ganhava 0,07 por cento, para 1.329 pontos.

Mas o termômetro de tecnologia Nasdaq caía 0,16 por cento, para 2.775 pontos.

Os lucros das companhias listadas no S&P 500 devem crescer 11,4 por cento na comparação anual, de acordo com dados da Thomson Reuters, o que vem gerando otimismo e contribuindo para os recentes ganhos do mercado, apesar da turbulência em regiões produtoras de petróleo e desastres no Japão.

O índice S&P 500 acumula valorização de 5,8 por cento desde o início do ano, levantando especulações de que parte do crescimento nos lucros corporativos já tenha sido precificada nas ações.

Os papéis da Alcoa subiam 0,8 por cento. A fabricante de alumínio é a primeira componente do Dow Jones a reportar balanço, e estima-se que a empresa registre aumento tanto no lucro quanto na receita. JPMorgan Chase e Google devem divulgar seus resultados no final desta semana.

“As principais companhias que divulgam resultados nesta semana vão nos dar uma boa ideia do que esperar nesta temporada, e se tivermos outras empresas nessa linha isso poderia ser o catalisador que finalmente traria mais pessoas de volta ao mercado”, disse Mike Shea, sócio-gestor e operador da Direct Access Partners LLC, em Nova York.

O índice de volatilidade da CBOE despencava 6,2 por cento.

A NYSE Euronext rejeitou no domingo uma oferta conjunta do Nasdaq OMX Group e da IntercontinentalExchange , afirmando que está avaliando uma proposta anterior feita pela Deutsche Boerse AG .

As ações da NYSE caíam 1,9 por cento, as da Nasdaq OMX cediam 1 por cento. Os papéis da ICE subiam 0,7 por cento.